A importância do Aleitamento Materno na saúde do bebê

De acordo com as últimas pesquisas científicas, o leite materno é apontado como o melhor alimento do mundo. É capaz de conter todos os nutrientes na quantidade e qualidade exatas, pode até variar durante a mamada para suprir as necessidades do bebê, por isso, não existe leite fraco. Amamentar é o ato mais natural da vida.

Aleitamento materno e os nutrientes

Dentre os nutrientes, estão: anticorpos, carboidratos, gorduras, micronutrientes e proteínas. O primeiro contato do bebê com o leite materno é através do colostro (líquido amarelado) que, mesmo em pequenas doses, funciona como um escudo de proteção. O colostro transfere as células de defesa da mãe para cuidar do corpo do bebê enquanto ele desenvolve sua própria imunidade, reduz as complicações neonatais e prepara o intestino para receber o leite maduro.

O Aleitamento materno e o sistema imune do bebê

Por meio do auxílio na formação do sistema imune do bebê é possível também o proteger contra:

  • Infecções: bronquites, diarreias, infecções de ouvido, meningites, pneumonias;
  • Prevenir alergias: de intestino, pele e pulmão;
  • Doenças crônicas futuras: diabetes, obesidade, hipertensão, cardiopatias.

Também é possível diminuir as chances de desenvolver alguns tipos de câncer, como leucemias.

A importância do aleitamento materno na saúde do bebê

Mamar é um ótimo exercício para o desenvolvimento da face e dos dentes do bebê, também contribui para uma boa respiração e para a fala e fará uma enorme diferença na saúde do bebê para a vida toda. Quanto mais tempo o bebê mamar, maior será a chance de se tornar um adulto com menos doenças.

O Laboratório do Teste do Pezinho

No Laboratório do Teste do Pezinho Ampliado da APAE Bauru, além do exame é realizado o serviço de orientação a amamentação, com todo cuidado, informações e conhecimento para tornar este momento o mais tranquilo possível.

Para agendar o teste, ligue no telefone: 14 3104-2834. O Laboratório do Teste do Pezinho Ampliado funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h00.

Saiba mais sobre o Laboratório do Teste do Pezinho Ampliado: http://www.apaebauru.org.br/teste-do-pezinho-ampliado/

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais
Facebook e Instagram

Compartilhe