Para comemorar o dia mundial de conscientização do Autismo, 02 de abril, a APAE Bauru preparou atividades como passeio ciclístico, caminhada e capacitação familiares e profissionais.

O ponto alto da programação é o dia 8 de abril com o 5º Passeio Ciclístico da Autodefensoria e 3ª Caminhada pelo Autismo que, no ano passado reuniu cerca de 400 pessoas e, acontecerá na Av. Getúlio Vargas.

O evento é aberto a todas as pessoas e disponibiliza 2 opções de percurso. Além de aula de zumba na abertura, oferecida pela Academia Speed Fitness e sorteio de brindes.

O Passeio Ciclístico é planejado e organizado com a colaboração de Matheus Gumiero, aluno do Centro Integrado Profissionalizante, que atua como Autodefensor na APAE Bauru.

No dia 2 de abril, a APAE receberá o projeto “Plantando Sorrisos”. Uma iniciativa de extensão que reúne um corpo de docentes multidisciplinar do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração (USC). Os professores Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira e Beatriz Antoniassi Tavares, preocupados com a questão de espaços florestais degradados, promovem ações sociais e de sustentabilidade voltadas ao reflorestamento. Na ocasião, a APAE ,juntamente com o Projeto “Plantando Sorrisos”, fará o plantio de um pomar que irá beneficiar os alunos da Escola de Educação Especial nas atividades educativas.

Já no dia 6, em parceria com o SENAI, a APAE Bauru oferece capacitação, onde a fonoaudióloga Grace Cristina Ferreira Donati fala aos pais e familiares em um evento totalmente gratuito. Para os profissionais das áreas técnica e pedagógica, tem informação durante todo o dia 7 com a presença do psicólogo Rodolfo Ribeiro Dib e do pedagogo Wesley Becker, pelo valor de R$ 30 reais a participação.

No mundo todo o mês de abril é para manifestar-se pela conscientização do Autismo, e este ano, a ideia é reunir as famílias e os amigos na batalha para conscientizar sobre o Transtorno que atualmente afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

Serviço

Programação da Semana de Conscientização do Autismo – APAE Bauru:

02/04 – “Plantando Sorrisos” – Evento não aberto ao público.

06/04 – Palestra Parceria família-profissionais: de mãos dadas pelas pessoas com TEA – Evento aberto ao público (pais, familiares e outros interessados) – Gratuito.

07/04 – Capacitação promovida para profissionais da área técnica e pedagógica, além de outros interessados – Aberto ao público – Investimento R$ 30,00.

Palestra: “Ensino de comportamento verbal para pessoas com TEA: estratégias básicas para o ensino de mando (fazer pedidos)”

Palestra: “Ensino estruturado para alunos com TEA”

08/04 – 5º Passeio Ciclístico da Autodefensoria e 3ª Caminhada pelo Autismo – Evento aberto ao público – Gratuito – 1kg alimento não perecível.

O convite para todos é: Vistam-se de azul e prestigiem essa causa!!

8h Concentração na quadra 15 da Av. Getúlio Vargas (saída às 9h)

Informações: 3106-1252

 

Sobre o Autismo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ainda com causa desconhecida, é uma alteração global no desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e provoca déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse.

 

Sobre a Autodefensoria

A autodefesa possibilita às pessoas com deficiência assumirem o controle de suas próprias vidas, de modo a se comportarem e a serem tratadas da mesma maneira que as outras pessoas de sua comunidade.

A autodefesa é algo aprendido e depende, como em todos os processos educacionais, de mediação e de apoio. Desta forma, a APAE Bauru trabalha o Programa de Autogestão e Autodefensoria para o desenvolvimento da autonomia.

O passeio Ciclístico é uma atividade desenvolvida pelo Programa, trazendo como protagonista o autodefensor Mateus Gumieiro, onde o papel da instituição é de apoio e instrumentalização da ação, mas a ideia e concretização é do autodefensor.

 

Fonte: Assessoria de Mídia APAE Bauru – [email protected]

Compartilhe