Alunos da Unisagrado realizam atividades com os residentes da Residência Inclusiva da APAE Bauru

Os alunos da disciplina extensionista de “Educação para Diversidade e Direitos Humanos” da Instituição de Ensino Unisagrado estão realizando atividades como parte do projeto “Ciclo de Oficinas” com os residentes do Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva.

As atividades foram iniciadas no último dia 28 de outubro, na Residência Inclusiva Mista, com a participação dos alunos do curso de Pedagogia. Na ocasião, foi realizado uma oficina de atividades pedagógicas, envolvendo dinâmica, pintura e roda de conversa, com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento e aprimoramento das funções cognitivas e linguísticas.

O grupo de alunos começou a oficina com uma dinâmica de apresentação na qual cada residente escolheu uma figura, na sequência cada um falou sobre sua imagem e a apresentou, assim trabalhando a representação de vivências do cotidiano e emoções por meio da pintura, e finalizando a atividade com uma roda de conversa.

A segunda atividade do projeto também foi realizada na Residência Inclusiva Mista, na última sexta-feira, 04 de novembro, com a participação dos alunos do curso de Pedagogia e Artes do Unisagrado. Na data, os residentes participaram de uma oficina de jogos e caricaturas com o objetivo de possibilitar momentos de interação, diversão e também de desenvolvimento de habilidades dos residentes.

Os estudantes do curso de pedagogia e artes elaboraram uma sequência de atividades que englobavam uma roda de conversa e de apresentação, uma oficina de caricaturas em que ensinaram aos residentes algumas técnicas de desenho, seguido por um bingo com brindes aos vencedores. Ao final da oficina, foi realizado um agradecimento pela participação de todos e a entrega de mimos.

A equipe técnica da Residência Inclusiva destaca que “foi um momento muito enriquecedor para ambos os envolvidos”. Alguns residentes também compartilharam como foi a experiência, ressaltando que foi divertido e que gostariam de participar novamente.

A residente Juciene Lilian participou das duas oficinas e comentou respectivamente de cada uma, “Gostei muito”; “Eu gosto de pintar, adorei!”. Já o residente Lucas participou da primeira oficina e compartilhou sua opinião, “Foi muito bom, poderiam voltar!”. Já a residente Celia Anaia esteve presente na segunda oficina e acabou realizando um convite aos estudantes do Unisagrado, “Eu gostei muito, voltem sempre!”.

Projeto “Ciclo de Oficinas” do Unisagrado

A atividade extensionista parte da disciplina de Educação para diversidade e direitos humanos do Unisagrado consta na criação do Ciclo de Oficinas com propostas e a organização de atividades pedagógicas, de artes, música e dança, para execução nas três residências da APAE Bauru.

Confira como foram as atividades realizadas pelo Unisagrado com os residentes da Residência Inclusiva Mista da APAE Bauru:

Doe o valor a partir de R$5 de forma recorrente ou qualquer outro valor.

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe