A 26ª edição da Mostra de Arte Sem Barreiras, realizada em outubro, promoveu inclusão e cultura na cidade de Bauru

Entre os dias 17 e 23 de outubro, foi realizada no Teatro Municipal de Bauru “Celina Lourdes Alves Neves”, a 26ª Mostra de Arte Sem Barreiras. A APAE Bauru participou da abertura, no dia 17, com a exposição “Sentindo as obras de Tarsila do Amaral”, obras adaptadas da Tarsila do Amaral e produzidas pelos alunos da Escola de Educação Especial da APAE Bauru. As obras ficaram expostas durante todos os dias de evento no hall de entrada do Teatro Municipal.

A APAE Bauru também apresentou-se no palco central, no dia 19, com duas performances de dança: “Catira” das professoras Lara Reyes e Pollyana Zavitoski; e a dança Árabe “Asas do Oriente” do professor Luciano Grotto.

A exposição

“Sentindo as obras de Tarsila do Amaral” foi uma exposição desenvolvida em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, com os alunos da Escola de Educação Especial da APAE Bauru pela coordenadora pedagógica Ana Lúcia Celestino e da professora de arte Lidiane Lunardeli, com apoio do professor Rafael Alonso.

Durante o trabalho desenvolvido, os alunos puderam conhecer brevemente sobre a vida e as obras da pintora Tarsila do Amaral. Foram produzidos trabalhos utilizando diversas técnicas como texturas e essências para que as pessoas pudessem tocar e sentir os detalhes das obras da Tarsila, assim as conhecendo de uma maneira diferente.

Entre as obras produzidas destaca-se a releitura da obra “Os Operários”, com a criação de máscaras dos personagens, permitindo assim que cada pessoa se transportasse para dentro das obras. Outro destaca é a obra “O Abaporu”, adaptada com contraste de cores e boneco para pessoas com baixa visão.

O projeto foi um sucesso absoluto na Escola de Educação Especial da APAE Bauru que expandiu-se para todos os alunos que produziram mais algumas obras e sistemas de trabalho, os quais também ganharam uma apostila com 20 atividades de arte com as obras da Tarsila do Amaral. Por fim, a exposição “Sentindo as obras de Tarsila do Amaral” foi exposto na 26ª Mostra de Arte sem Barreiras.

Mostra de Arte Sem Barreiras

A Mostra de Arte Sem Barreiras está em sua 26ª edição, e é organizada pela Secretaria Municipal da Cultura com o apoio do SESC Bauru, COMUDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretarias Municipais de Educação e do Bem-Estar Social e Diretoria de Ensino de Bauru.

A Mostra une atrações de artes visuais, teatro, dança, circo, cinema e música, conta com a participação de diversas entidades de Bauru com o objetivo de valorizar a produção artística e a promoção da inclusão. Segundo a Prefeitura de Bauru, o evento também tem como objetivo incentivar a discussão e a formulação de políticas públicas que respeitem a diversidade e promovam a inclusão socioeconômica da Pessoa com Deficiência.

Confira alguns momentos da 26ª Mostra de Arte Sem Barreiras

 

Doe o valor a partir de R$5 de forma recorrente ou qualquer outro valor.

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe