A Residência Inclusiva Masculina da APAE Bauru completa 10 anos de promoção da inclusão e acolhimento da Pessoa Com Deficiência na sociedade

Quarta-feira, 21 de setembro, foi dia de comemoração para os residentes masculinos e para a APAE Bauru. Ao lado de amigos, funcionários e diretores da APAE, e figuras da sociedade bauruense, foi celebrado o 10º aniversário do serviço Residência Inclusiva Masculina em um jantar especial no Espaço Mantovani.

O Presidente da APAE Bauru, Roberto Franceschetti Filho, abriu a noite com um discurso emocionante e chamou os residentes para a pista de dança para uma apresentação de Street Dance, que contagiou o público com animação e energia.

O SERVIÇO 

O Serviço de Acolhimento Institucional da APAE Bauru atende jovens e adultos com deficiência em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.
As casas possuem estruturas físicas adaptadas, adequadas e acolhedoras, estando localizadas em bairros residenciais para assim reforçar o aspecto “lar doce lar”, desenvolver o afeto para transformar a vida dos residentes e promover a inclusão e inserção de cada residente na sociedade.
A Residência Masculina foi inaugurada em agosto de 2011 e completou 10 anos em 2021, em virtude da pandemia a APAE Bauru realiza a comemoração um ano depois. Até o ano de 2020 a unidade masculina abrigava 16 residentes, com a inauguração da unidade mista no mesmo ano, a residência masculina passou a obrigar 10 rapazes.

RESULTADOS POSITIVOS

Ao longo destes 10 anos, o trabalho desenvolvido é pautado pela inclusão no mercado de trabalho e atualmente 8 residentes estão trabalhando. O resgate de vínculos familiares também é um dos pilares do trabalho do serviço, e 8 acolhidos da Residência Inclusiva Masculina já retornaram ao convívio familiar.
Além destes, o trabalho desenvolvido na instituição promove a inclusão e acolhimento por meio do ensino, convívio na sociedade e principalmente, oferta qualidade de vida, proteção, garantia e defesa de direitos das pessoas com deficiência.
Estes resultados positivos também têm as mãos do incansável de Roberto Franceschetti Filho, que durante 7 anos foi o Coordenador da Residência Inclusiva, no período de 2011 a 2018, quando assumiu a Coordenação Geral e atualmente a Presidência da APAE Bauru.

PIONEIRISMO E REFERÊNCIA

A APAE Bauru é respeitada como referência nacional para a implantação de novas residências inclusivas, sendo a primeira instituição a implantar o modelo em 2007. A execução do serviço mantém-se com o financiamento direto da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social.

CONTINUIDADE

Para a próxima década, espera-se ampliar a autonomia e independência na garantia de direitos da Pessoa com Deficiência integrado à inserção no mercado de trabalho. “Fortalecer e continuar o serviço da Residência Inclusiva em busca do Desenvolvimento Sustentável”, enfatiza o Presidente da APAE Bauru, Roberto Franceschetti Filho.

A APAE Bauru adiciona mais um capítulo nesta história de 57 anos, e segue em busca da manutenção dos mais de 300 mil atendimentos anuais, 4 mil usuários por mês em uma estrutura de 8 unidades e 315 profissionais especializados atendendo nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde.
Com a missão de promover a inclusão, a garantia e defesa de direitos da Pessoa com Deficiência, nobre causa que norteia a APAE Bauru ao longo destes 57 anos.

Confira alguns momentos dessa noite de comemoração

 

Doe o valor a partir de R$5 de forma recorrente ou qualquer outro valor.

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe