O Centro de Apoio à Inclusão Escolar – CAIE da APAE Bauru finalizou o ano com um último encontro do Projeto de Auxílio aos pais e responsáveis , com o tema “O cuidador também precisa ser cuidado”

Entre os dias 27 e 29 de dezembro, o Centro de Apoio à Inclusão Escolar – CAIE da APAE Bauru realizou uma roda de conversa com as mães e demais familiares das crianças e adolescentes atendidos pelo serviço, em sequência as atividades do Projeto de Auxílio aos pais e responsáveis.

Durante os dois dias, as famílias foram atendidas e debateram sobre dicas de manejos comportamentais. A roda de conversa foi coordenada pela psicóloga, Maria Angela Leite, e pela fonoaudióloga, Izabela Marciano, além de contar com o apoio da equipe composta pela pedagoga, Fabiana; psicóloga, Clara; a fonoaudióloga, Giovana; e a cuidadora, Irani.

A atividade com foco no cuidador, realizada pelo projeto de auxílio aos pais e responsáveis, iniciou-se com a leitura do poema “verbo: ser” de Carlos Drummond de Andrade. O objetivo ao ler o poema foi de trazer a reflexão sobre as mudanças que o fato de crescer exerce em alguém, e instigar as famílias a contar sobre a transição de cada uma delas entre a infância e adolescência, desta forma, realizando a reflexão sobre os tempos atuais e o processo de amadurecimento dos filhos.

Na sequência, cada mãe compartilhou os relatos e experiências sobre os comportamentos de seus filhos, vividos em casa. As mães também trouxeram os questionamentos e dúvidas sobre como lidar com cada criança e adolescente, como por exemplo: o uso excessivo de telas, o isolamento social devido à tecnologia e a descoberta pela sexualidade.

Na ocasião, as mães puderam também trocar experiências e conhecimento com a equipe, receberam orientações da equipe, visando ampliar também, a troca de informações e comunicação de seus filhos por meio do diálogo respeitoso. Assim, o objetivo do Projeto de Auxílio aos pais e responsáveis foi cumprido, reforçando que o tema do encontro “O cuidador também precisa ser cuidado”, e as mães também são cuidadoras e precisam de cuidados, assim como seus filhos!

Algumas das mães que participaram do projeto de auxílio aos pais e responsáveis ,destacaram que a reunião foi proveitosa, esclarecedora e produtiva. Alguns dos comentários foram:

“Foi muito bom participar da reunião de hoje. Aprendi muito, falei e fui ouvida. Sempre é bom falar sobre os filhos e aprender a ajudar eles. Todo cuidador precisa ser cuidado. Deus abençoe todos vocês.”.

“Para mim foi maravilhoso e proveitoso, pois dentro de nossas casas não somos ouvidas. Cuidamos e queremos ser cuidadas, ouvidas e advertidas em algo que estamos fazendo errado. Adorei! Que em 2023 venham muitos encontros como esse.”.

“Nossa reunião foi muito produtiva. Amei. Espero que possamos ter mais.”.

“Hoje tivemos uma troca de experiências muito boa. Ouvimos relatos de mães que sofrem porque não tem com quem dividir o sofrimento delas, não tem como pôr para fora tudo aquilo que passam em segredo. Mas hoje, elas tiveram relatos e viram que não estão sozinhas, que vão ter ajuda e que tudo pode e vai melhorar. Foi bem produtivo a roda de conversa e espero participar de outras. Conhecer pessoas diferentes e ver que independente de tudo tem pessoas ainda, que se preocupam com o próximo. Obrigada por existirem e se preocuparem com nosso filhos.”.

O Centro de Apoio à Inclusão Escolar

O Centro de Apoio à Inclusão Escolar – CAIE, trabalha pela inclusão e o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes, buscando estratégias de ensino aprendizagem, com olhar atento ao cuidado e ao cuidador. O serviço possui parceria com a Secretaria de Educação.

Confira como foi o Projeto de Auxílio aos pais e responsáveis desenvolvido pelo CAIE:

Doe o valor a partir de R$5 de forma recorrente ou qualquer outro valor.

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram 

Compartilhe