Caminhada: Autodefensoria e Conscientização pelo Autismo

APAE Bauru tem programação especial com caminhada da autodefensoria para o mês do Autismo

Foto divulgação

Passeio ciclístico, caminhada, capacitação são opções para comemorar o Dia Mundial do Autismo

Para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, a APAE Bauru prepara atividades como passeio ciclístico, caminhada e capacitação de familiares e profissionais.

O ponto alto da programação é o Passeio Ciclístico da Autodefensoria e a Caminhada pelo Autismo que, reúne cerca de 400 pessoas na Av. Getúlio Vargas.

O evento é aberto a todas as pessoas e disponibiliza 2 opções de percurso para participar as pessoas que têm dificuldade de locomoção. Além de aulas de zumba e outras atividades.

O Passeio Ciclístico é planejado e organizado com a colaboração de Matheus Gumiero, aluno do Centro Integrado Profissionalizante, que atua como Autodefensor na APAE Bauru.

No mundo todo o mês de abril é para manifestar-se pela conscientização do Autismo, e este ano, a ideia é reunir as famílias e os amigos na batalha para conscientizar sobre o Transtorno que atualmente afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

Sobre o Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda com causa desconhecida, é uma alteração global no desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e provoca déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse.

 

Sobre a Autodefensoria

A autodefesa possibilita às pessoas com deficiência assumirem o controle de suas próprias vidas, de modo a se comportarem e a serem tratadas da mesma maneira que as outras pessoas de sua comunidade.

A autodefesa é algo aprendido e depende, como em todos os processos educacionais, de mediação e de apoio. Desta forma, a APAE Bauru trabalha o Programa de Autogestão e Autodefensoria para o desenvolvimento da autonomia.

O passeio Ciclístico é uma atividade desenvolvida pelo Programa, trazendo como protagonista o autodefensor Mateus Gumieiro, onde o papel da instituição é de apoio e instrumentalização da ação, mas a ideia e concretização é do autodefensor.

 

Serviço:

Este ano a Caminhada será realizada no dia 07 de Abril