O que é Snoezelen/MSE?
O SNOEZELEN / MSE é uma metodologia de estimulação multissensorial que surgiu na Holanda na década de 70 e foi criado por dois terapeutas, Verheul e Hulsegge. O nome snoezelen vem da junção de duas palavras: “SNUFFELEN”, explorar; e “DOEZELEN”, relaxar.
O MSE (Multi Sensory Environment) propõe um ambiente equipado com rico material multissensorial, ou seja, recursos que estimulam os cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.
A sala de atendimentos deve ser um local com luzes, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados, vistos e admirados, diminuindo e/ou eliminando a agressividade e qualquer forma de estresse, entre outras condições. Assim, os sentidos são estimulados dando sensação de prazer e favorecendo o desenvolvimento global do indivíduo.
No Brasil, o SNOEZELEN foi trazido em 2005 pela AMCIP – Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção, em Curitiba, no Paraná e, em 2007, buscou aprimoramento em Colorado Spring (EUA) do MSE.
Hoje, a AMCIP possui o direito intelectual do uso da marca SNOEZELEN/MSE no Brasil como Rede Nacional.
A quem se aplica a metodologia Snoezelen?
A todas as pessoas que apresentem quadros de alteração sensorial (busca/esquiva), TEA, estresse, agressividade, hiperatividade, medo, depressão, pânico, idosos e pessoas com lesões adquiridas temporárias ou permanentes e deficiências. Pode e deve ser usada em escolas especiais, hospitais, casas de idosos e clínicas particulares.
Objetivo do Centro Centro Snoezelen/MSE – São Paulo é:
1) Atuar:
na aplicação da metodologia Snoezelen no tratamento da pessoa com deficiência a fim de complementar o processo de habilitação e reabilitação;
2) Capacitar:
novos terapeutas Snoezelen no estado de São Paulo que tenham interesse em instalar Salas Snoezelen ou ambientes multissensoriais nas instituições ou clínicas particulares;
3) Preparar:
É importante, ao se pensar no trabalho com o SNOEZELEN/MSE, que se estruture uma equipe multiprofissional, uma vez que a clientela a ser atendida é bastante diferenciada em idades e necessidades. Baseado nisso, ao formar uma equipe deve se considerar a seguintes especialidades:
- Psicologia (para atuar com os aspectos emocionais, afetivos e comportamentais, etc.);
- Fisioterapia (para atuar com aspectos motores, musculares, ortopédicos e com pacientes com lesões adquiridas e permanentes, etc.);
- Fonoaudiologia (para atuar com aspectos de comunicação expressiva ou receptiva, etc.);
- Pedagogia (para atuar na vivência e experimentação de conceitos, etc.);
- Terapia Ocupacional (atuando sobre as habilidades manuais, esquemas corporais, hábitos de vida diária etc).
OBS: não é possível apenas participar do curso sem a intenção de abrir sala.
Objetivo do trabalho no Snoezelen/MSE:
Oferecer um ambiente que gere efeitos relaxantes, calmantes e interativos e, ao mesmo tempo, que ativem as diferentes áreas da percepção, estimulando multissensorialmente os indivíduos isolados pela inabilidade perceptiva.
Como fazer para integrar-se à rede nacional?
Só é possível integrar-se à rede, participando da capacitação oferecida pelo Centro Snoezelen/MSE (no Estado de São Paulo, a APAE Bauru). Na capacitação são discutidos os documentos, a saber: o Contrato, o Regimento Interno, bem como o Estatuto Nacional. Após leitura discussão e assinatura os novos interessados farão parte da Rede Nacional. Tais documentos são expedidos pela AMCIP, nos quais todas as regras estão descritas pela multiplicadora nacional e são repassadas pela APAE Bauru durante o curso de capacitação
O valor para integrar-se à Rede é estabelecido pela AMCIP é reajustado anualmente. Os profissionais indicados por instituição ou autônomos (clínicas) só podem atuar no Snoezelen dentro da instituição de referência e não podem abrir salas ou criar espaços semelhantes, pois o vínculo é com a instituição e não com o profissional. Se acaso este profissional se desligar da instituição poderá trabalhar em outra que tenha uma Sala Snoezelen/MSE ou poderá integrar-se à Rede e instalar nova sala em sua cidade.
O curso de Formação realizado em 224 horas (44h – presencial, 60h – à distância e 120 – intervenção), ministrado por profissionais credenciados na Rede Snoezelen/MSE. Todos os conteúdos referentes ao Snoezelen/MSE são transmitidos somente no curso de capacitação, por complementação pós-curso, ou então pelos sites que descrevem a utilização da metodologia com conteúdos públicos: www.snoezelenmse.blogspot.com.br, www.bauru.apaebrasil.org.br, www.amcip.com.br ou outros sites disponíveis na internet.
O que a capacitação oferece?
- Direito de uso e aplicação das marcas Snoezelen® e MSE® patenteadas no Brasil pela AMCIP;
- Preparação e formação de novos terapeutas Snoezelen para atuar dentro do MSE;
- Orientações para montagens de ambientes;
- Indicação de sites/empresas para importação de equipamentos não existentes no Brasil;
- Indicação de profissionais que possam realizar projeto de implantação da sala Snoezelen;
- Participação da criação da Rede Nacional Snoezelen, com o objetivo de trocas de experiências e estudos de casos;
- Acesso e contato com a International Snoezelen Association – ISNA Latino-Americana (Argentina).
Quem pode atuar nos ambientes multissensoriais?
Profissionais com nível superior concluído nas áreas da educação ou saúde, devidamente capacitados na metodologia.
Onde o ambiente multissensorial pode ser instalado?
- Escolas de Educação Especial;
- Hospitais;
- Creches;
- Escolas de educação infantil;
- Lar de idosos;
- Clínicas particulares, desde que credenciados pela AMCIP e pelo Centro Snoezelen de seu Estado.
Salas Snoezelen inauguradas
- APAE Torrinha – Setembro de 2011 – Coordenação Adriana Panaia
- Casa da Criança de Tupã – Março de 2012 – Coordenação Rodrigo Barbosa
- Secretaria Municipal de Educação de Botucatu (CIIEJA) – Novembro de 2012 [transferida para a EMEE Nair Peres Sartori]
- APAE Itapetininga – Novembro de 2013 – Coordenação Tatiana Naraya P. Campos
- Secretaria Municipal de Educação de Botucatu Escola Municipal de Educação Especial “Nair Peres Sartori” – Março de 2016 (novas instalações) – Coordenação Kátia Regina Striguetta
- Espaço Multidisciplinar de Aprendizagens – Botucatu – Julho de 2016 – Coordenação Rosa Elena Seabra Gaspar
- APAE São José do Rio Preto – Novembro de 2016 – Coordenação Roberta Pagano
- CETI-SD Centro de Estimulação Terapêutica Interdisciplinar em Síndrome de Down – Agosto de 2018 – Miriam Serrano de Freitas
- FisioSuit – Ribeirão Preto
Atualmente, o Centro Snoezelen/MSE São Paulo – APAE Bauru conta, então, com oito instituições habilitadas para trabalhar com a metodologia Snoezelen/MSE e está sempre em busca de novas ideias para oferecer um atendimento com mais qualidade aos seus atendidos.
Referências
AMCIP, ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA DO CENTRO INTEGRADO DE
PREVENÇÃO O que é Snoezelen/MSE? Disponível em: <http://www.amcip-pr.org.br/index2.htm> Acesso em:15.mar.2011.
CUNNINGHAM, C. C., HUTCHINSON, R. Recreation for people with profound and severe learning difficulties: the Whittington Hall Snoezelen Project. In: The Whittington Hall Snoezelen Project. A Report from Inception to the End of the First Twelve Months (ed. R. Hutchinson). Chesterfield: North Derbyshire Health Authority, 1991.
HAGGAR, L. E.; HUTCHINSON, R. B. Snoezelen: an approach to the provision of a leisure resource for people with profound and multiple handicaps. Mental Handicap, 1991. p. 51–55.
HULSEGGE, J.; VERHEUL, A. Snoezelen : another world. Derbyshire: ROMPA, 2006.
KING, B. H. Self-injury by people with mental retardation: a compulsive behaviour hypothesis. American Journal of Mental Retardation. N. 98, 1993. p. 93 – 112.
SELLA, M. A. P. Snoezelen – Um caminho para o mundo sensorial, Curitiba,
AMCIP, 2008.
SILVA, E. R. Snoezelen/MSE – Estimulação Multissensorial para pessoas com deficiência. Disponível em: <www2.fc.unesp.br/cbe/anais.pdf P. 687>. Acesso em: 06.Jun.2012
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