Com carga horária de 72 horas e duração de 6 meses, o 1º Curso de Libras em contexto consta com aulas presenciais, que serão todas às terças-feiras das 19h às 22h.

Atualmente muito se discute sobre a influência da inclusão das pessoas surdas na sociedade. Sabe-se que para o desenvolvimento da sociedade é indispensável o acesso à informação a todos os cidadãos, visando um maior número de pessoas envolvidas neste processo informacional, possibilitando a inclusão social efetivamente.

Denomina-se deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum, e parcialmente surdo, aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.

A audição, como os demais canais sensoriais, é muito importante para o desenvolvimento do ser humano, ajudando na comunicação, na compreensão, no relacionamento social e nas manifestações de sentimento e necessidades.

Tendo em vista o exposto é que se propõe o lançamento do Curso de LIBRAS, a fim de proporcionar a ampliação do conhecimento desta língua na comunidade em geral, o que proporcionará consequentemente a interação entre ouvinte e surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais, para que esta clientela, possa usufruir de uma sociedade igualitária, que contemple as diversas formas de aprender e as diferentes manifestações de saberes.

Vale ressaltar que a proposta também se pauta na lei nº 10.436/2002 que  legitima a Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras e obriga o poder público em geral a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação.

Os objetivos do Curso de Libras são os seguintes:

  • Capacitar pessoas para o uso da LIBRAS;
  • Fortalecer o reconhecimento da LIBRAS como forma de expressão da comunidade surda;
  • Discriminar e aplicar estratégias que possibilitem o bem-estar do indivíduo   surdo em todos os ambientes, público ou privado;
  • Refletir, quanto a inclusão da pessoa surda e as oportunidades que devem ser dirigidas a elas, levando em consideração seus direitos e o papel importante que todos tem perante a sociedade;
  • Estimular diálogos em diversos contextos de vivência social e multidisciplinar, ampliando o léxico da LIBRAS.

📲 Para participar do curso de Libras, acesse: https://loja.apaebauru.org.br/curso-de-libras-em-contexto-inscricoes-abertas

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe