O que é a G6PD ou Glicose-6-Fosfato Desidrogenase?

É uma enzima que está presente em todas as células do nosso corpo e participa ativamente da proteção das mesmas contra processos oxidantes.

Um exemplo bem simples é a hemácia. Esta é a célula responsável por transportar o oxigênio para todo o organismo humano e a G6PD é de extrema importância para protegê-la durante todo esse percurso.

Como o próprio nome já diz, a doença ocorre quando se tem a deficiência ou mau funcionamento desta enzima, com isto, as hemácias ficam desprotegidas e suscetíveis a oxidação, provocando a alteração em diversas estruturas que as compõem e até mesmo sua destruição.

Com a destruição das hemácias, o paciente entra em um quadro de anemia que deve ser acompanhado e rigorosamente tratado.

Deficiência de G6PD pode ser detectada no Teste do Pezinho Ampliado

A deficiência de G6PD se trata de uma anemia hemolítica hereditária, ou seja, passa dos pais para os filhos, e pode ser diagnosticada precocemente através do Teste do Pezinho AMPLIADO.

Quando não diagnosticada precocemente, e sem o tratamento adequado, a deficiência de G6PD pode apresentar sintomas, como:
. Icterícia (pele amarelada) de difícil melhora;
. Urina escura;
. Palidez.

Após o diagnóstico precoce da deficiência de G6PD, o paciente deve ser acompanhado por um hematologista que fará hemogramas e controle de bilirrubina. Já os pais, devem se atentar para os chamados agentes agressores ou gatilhos, responsáveis por acelerar a oxidação e o rompimento das hemácias. Estes agentes podem ser: corantes, medicamentos e alguns vírus e bactérias.

Como agendar o Teste do Pezinho Ampliado

Para agendar o teste, ligue no telefone: 14 3104-2834. O Laboratório do Teste do Pezinho Ampliado funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h00.

Saiba mais sobre o Laboratório do Teste do Pezinho Ampliado: http://www.apaebauru.org.br/teste-do-pezinho-ampliado/

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram 

Compartilhe