Realidade do Ensino Remoto X Educação Especial X Inclusão Digital

A realidade do ensino remoto para os alunos da Educação Especial e a inclusão digital trouxe um desafio para a Escola da APAE Bauru

A educação remota tornou-se uma realidade nesse contexto mundial, onde todos tiveram que se adaptar à uma nova realidade.

Acolhendo as necessidades socioeconômicas das famílias e as necessidades educacionais dos alunos, a equipe pedagógica da APAE, buscou alternativas para possibilitar a participação de 100% dos alunos.

Ferramenta escolhida para aplicar a metodologia do Ensino Remoto

A ferramenta de comunicação whatsapp foi escolhida como canal de comunicação direto entre pais e professores para o envio de tarefas e atividades; um grupo fechado no facebook, também foi criado para troca de atividades, dúvidas e demais orientações.

                          

Para as famílias que não possuem acesso fácil às ferramentas e meios de comunicação digital mais populares, a APAE Bauru disponibiliza impressos para a retirada na unidade escolar todas as atividades e como forma de apoio pedagógico.

             

As famílias em situação de vulnerabilidade social estão recebendo as atividades em casa por transporte da instituição, além de ligações de apoio e orientações.       

Apoio para os professores e profissionais da APAE Bauru

A infraestrutura está sendo adaptada para atender também os professores que estão em trabalho remoto e conforme a necessidade do docente, a APAE está disponibilizando equipamentos e recursos na instituição, com o devido agendamento prévio.

Segundo Sonia Celestino, diretora escolar da APAE Bauru, “toda a equipe da educação – professores e coordenadores pedagógicos – têm acompanhado as orientações e informações do Governo Estadual e Municipal, como também as orientações específicas da Educação Especial, a respeito da retomada parcial da educação presencial. Visando a continuação da educação de qualidade para todos os alunos da APAE”.

Gratidão ao apoio de todos os parceiros

O Serviço de Educação Especial da APAE Bauru é mantido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Educação do Município de Bauru, atendendo mais de 1.000 alunos.

A APAE Bauru acredita que a educação inclusiva de qualidade é essencial e faz a diferença na vida da pessoa com deficiência. Principalmente neste momento de pandemia e educação remota, a qual está tendo o resultado 100% satisfatório e com resultados alcançados. A sua ajuda e doação para esse serviço é essencial e faz a diferença!

Algumas ações institucionais e da Escola de Educação Especial da APAE Bauru

Vídeo sobre algumas ações institucionais e da Escola de Educação Especial da APAE Bauru durante a pandemia no primeiro semestre de 2020. O vídeo foi exibido durante a reunião de pais (realizada online via plataforma do Google Meets) e enfatiza a experiência com o Ensino Remoto da Escola de Educação Especial da APAE Bauru

Gratidão a todos!

É imprescindível a união de todos.

Ajude sem sair de casa. Saiba como:
https://portal.apaebauru.org.br/doe-ja/

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe