Estimulação Infantil

Os primeiros anos de vida têm sido considerados críticos para o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e sensoriais. É neste período que ocorre o processo de maturação do sistema nervoso central (SNC) sendo a fase ótima da plasticidade neuronal.

No setor de Estimulação Infantil da APAE Bauru atende-se, atualmente, crianças de 0 a 12 anos de idade, inseridas na Reabilitação Física, Intelectual e/ou Visual, que recebem atendimento multiprofissional de maneira interdisciplinar. São realizados ainda atendimentos constantes de orientação familiar com os responsáveis visando estabelecimento de vínculos para favorecer a adesão ao tratamento, elaboração das limitações e capacidades e parceria com os terapeutas.

A APAE Bauru ainda realiza por meio do Serviço de Prevenção, o atendimento de prevenção para os bebês de risco, de 0 a 18 meses de idade. São neonatos identificados com fatores de risco oriundos das maternidades da cidade de Bauru. O acompanhamento é realizado mensalmente por equipe multidisciplinar especializada. O principal objetivo do projeto é a promoção de saúde, prevenção de agravos e a identificação precoce de atrasos no desenvolvimento.