Oficina Ortopédica

A Oficina Ortopédica constitui-se em serviço de dispensação, de confecção, de adaptação e de manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM), de acordo com os códigos de referência autorizados pela Tabela SIGTAP – ANEXO V. As órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção, dispositivos e tecnologias assistivas dispensadas pela Oficina Ortopédica são criteriosamente produzidos e avaliados, adaptados e adequados ao ambiente físico e social, garantindo o seu uso seguro e eficiente. Sua indicação é parte de um Plano Terapêutico Singular, baseado em avaliações multidisciplinares das necessidades e funcionalidade das pessoas com deficiência, com foco na produção da autonomia e o máximo de independência em diferentes aspectos da vida.

Objetivo

Produzir Órteses e Próteses, meios auxiliares de locomoção, criteriosamente avaliados e adarptados ao ambiente físico e social. garantindo o uso seguro e eficiente pela pessoa com deficiência.

Objetivos Específicos

Produzir órteses e Próteses, Meios Auxiliares de Locomoção, Auxílios para a vida diária, adequação postural, e adaptações escolares (cadeiras, mesas de atividades; Realizar acolhimento e avaliar a OPM indicada pelo serviço de origem diagnóstica dos pacientes encaminhados; Manter sistema de acompanhamento financeiro mensal e monitoramento e avaliação sistemática do cumprimento do Contrato, através de profissionais especializados e apresentar prestação de contas mensalmente ao FMS; Zelar pela qualidade dos serviços prestados, incluindo qualificação de seu pessoal; Melhorar a funcionalidade e promover a inclusão social das pessoas com deficiência; Registrar a produção no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) nas modalidades as quais foi habilitado.

Caracterização do usuário atendido – Elegibilidade: Pessoas com deficiência física e/ou múltipla, deficiência visual; amputados e outros tipos de necessidades físicas.

Equipe: Ortoprotesista; Técnico de imobilização ortopédica; Fisioterapeuta; Terapeuta Ocupacional

Meta de Atendimento: 150 usuários mensais

Funcionamento: Segunda à Sexta-feira das 7h as 17h00.

 

Metodologia-Atividades

Avaliação em pacientes, sob supervisão médica, das características físicas relevantes ao processo de confecção e de implantação de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção (OPM) e adequações posturais Confecção de moldes gessados de órteses e próteses; Produção de acordo com a modelagem de órteses e próteses; Assessoramento a médico e paciente quanto às informações sobre os componentes da OPM; Realização de procedimentos de manutenção corretiva e preventiva em órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção (OPM) e adequações posturais.

Metas da Oficina Ortopédica para 2018

  • Divulgar novas tecnologias em Órteses;
  • Ampliar a área de abrangência de atendimento,conquistando novas clínicas particulares municípios vizinhos e APAES da região;
  • Manter o programa de qualificação/Atualização da Equipe Técnica;
  • Estudar novas tecnologias em Órteses;
  • Buscar de novas adequações para cadeira de rodas e meios auxiliares de locomoção;
  • Acessibilidade do embarque e desembarque dos usuários da Oficina Ortopédica.