O Projeto retomou suas atividades celebrando 10 anos de existência!

Em comemoração aos 10 anos do Projeto Sextas Culturais, o retorno das aulas presenciais trouxe também a realização das Sextas Culturais! Neste primeiro evento pós-pandemia, a atividade foi realizada ao ar livre na Instituição.

Aos poucos, e com os cuidados de biossegurança, uma vez que na APAE Bauru o uso da máscara não é facultativo em virtude de sua clientela, a realização das atividades, elaborada e executada pelos professores de arte, articulada com os pedagogos em sala de aula, desenvolve a criatividade, a autoestima e a participação social dos alunos da Escola de Educação Especial.

A Arte como recurso para promover a inclusão

O projeto Sextas Culturais tem como objetivo desenvolver atividades no espaço cultural da APAE Bauru e promover a inclusão da pessoa com deficiência. A nova edição do projeto, intitulado “Semeando arte colhendo cultura”, teve o propósito de trazer artistas da cidade e região para dentro da Escola de Educação Especial da APAE Bauru para comemorar 10 anos de existência.

Na Sexta Cultural, os estudantes são agentes da cultura realizando espetáculos diversos como: Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Artesanato, Folclore, Artes Literárias e etc. Com essas atividades é possível descobrir novos talentos, despertar, por meio da arte, os talentos existentes na escola e estimular a auto expressão com o desenvolvimento de habilidades e talentos, para que a pessoa com deficiência seja incluída socialmente, exercendo o seu papel de cidadão por meio da arte.

Além de desenvolver atividades no espaço cultural, a Sexta Cultural também tem como objetivo a formação de platéia, com a recepção de convidados, para que cada vez mais nosso público tenha vivência e saiba receber e também prestigiar os artistas de uma maneira geral, promovendo cultura entre a comunidade e os próprios estudantes e usuários. 

A Arte na APAE Bauru

A Arte na APAE Bauru é utilizada como recurso para promover a inclusão há mais de 20 anos com a Oficina Inverso de Arte, Dança e Música que participa de eventos da APAE Bauru e da Comunidade e conta com o patrocínio da Rede de Supermercados Confiança. A Oficina Inverso leva os estudantes da APAE Bauru a participar de competições, regionais, estaduais e nacionais no Festival Nossa Arte da Federação Nacional das APAES (FENAPAES).

 

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe