Equipe do SAIIE promoveu atividades de incentivo à aprendizagem, desenvolvimento motor, convívio social e criatividade, durante a Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha promovida pela Aliança Pela Infância, livre para participação de todos, e busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar na infância. Em 1998 foi consolidado o dia 28 de maio como o Dia Internacional do Brincar justamente com o objetivo de engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar. O tema deste ano foi “Confiar na força do brincar”.

A equipe multidisciplinar do SAIIE – Serviço de Avaliação e Intervenção à Inclusão Escolar, realizou entre os dias 24 e 26 de maio, diversas brincadeiras como pular corda e elástico, bambolê, bolinha na colher e entre outras. Também realizaram atividades no parque adaptado da APAE Bauru, utilizando os brinquedos (gira-gira, escorregador, ponte e outros) para promover a diversão e interação de todos os usuários do SAIIE. As atividades em comemoração a data foram propostas pela terapeuta ocupacional do serviço, Carina Lopes, e contou com a participação da psicóloga, Lívia Gavaldão; da fonoaudióloga, Silvia Marta Moura; da pedagoga, Camila Camerato; e da supervisora, Priscila Foger.

A equipe também enviou material informativo aos pais de cada criança usuária do serviço, com o objetivo de expandir e fortalecer a relevância do brincar, contendo dicas de brincadeiras que podem ser realizadas com material reciclável e visando conscientizar sobre a importância e o direito de todas as crianças a terem acesso às diferentes formas do brincar.

A importância do brincar na infância

A equipe do SAIIE reforça a importância de utilizar brincadeiras durante a infância com objetivo de aprendizagem e desenvolvimento saudável, e destacam que pesquisas na área da educação consideram o momento fundamental para que adultos brinquem com as crianças e assim aprendam mais sobre elas, como: a criança está se sentindo, o a criança sabe e como a mesma reage diante de um desafio.

A equipe ainda ressalta que a brincadeira na infância é um direito de cada criança, e permite a criança adquirir habilidades para se tornar capaz de aprender a aprender, seja por meio de suas ações sobre os objetos e pessoas, seja por suas reações a esses estímulos, sendo ativa em seu desenvolvimento.

“Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, estimula a criatividade, a cognição de um modo geral e a imaginação; já a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ajudando a criança a entender as regras e os limites das relações. Outros ganhos fundamentais do brincar são a construção e o fortalecimento de vínculos, pois as crianças entendem que os adultos se importam com elas” – destaca a supervisora do SAIIE – Serviço de Avaliação e Intervenção à Inclusão Escolar.

Confira os registros das atividades em comemoração a Semana Mundial do Brincar:

Imagens dos usuários do Serviço de Avaliação e Intervenção à Inclusão Escolar, juntamente com as profissionais do serviço, Camila Camerato, Pedagoga; Carina Lopes, Terapeuta Ocupacional; Livia Gavaldão, Psicóloga; Priscila Foger, Supervisora do serviço e Silvia Marta Moura, Fonoaudióloga.

Doe o valor a partir de R$5 de forma recorrente ou qualquer outro valor.

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe