Organização e realização do Simpósio: Instituto Paulina Raphael – APAE Bauru

O dia 21 de março é considerado Dia Internacional da Síndrome de Down, proposto pela Down Syndrome International por fazer alusão à trissomia do cromossomo 21. A síndrome está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico. Estima-se que no Brasil existam mais de 300 mil pessoas com Síndrome de Down.

O simpósio promoveu a apresentação de práticas educacionais, parentais e terapêuticas, disseminando conhecimento e compartilhando vivências exitosas.

O evento teve a participação de profissionais da APAE Bauru, APAE Botucatu e da comunidade em geral, “Foi um dia muito produtivo, com alusão ao dia 21 de março, dia Internacional da Síndrome de Down. A exposição dos palestrantes, que são referência na área, trouxe informações, orientações e posicionamentos importantes relacionados ao atendimento a esta clientela, nas diversas faixas etárias e contextos (educação, social, saúde e mercado de trabalho)” Priscila Foger, psicóloga da APAE Bauru e Coordenadora do Instituto Paulina Raphael.

O Simpósio: “Aspectos terapêuticos, práticas educacionais e parentais para pessoas com Síndrome de Down” também contou com a participação da artista Ana Carolina Pedroni, 23 anos, com a apresentação da Dança Espanhola “Impacto”. “Esta dança espanhola com bata, cola e manton flamenco tem suas origens preservadas na beleza e na leveza que se misturam ao forte impacto de batidas firmes e faces rígidas, da música, da dança, do canto e da exigente técnica da dança espanhola” Luciano Grotto, professor de artes APAE Bauru.

Esteve presente também no evento o jovem, José Tarasca Toledo Martins, de 17 anos, que acolheu os participantes e apresentou os palestrantes do início da manhã, como anfitrião do evento, mostrando sua simpatia e espontaneidade.

Entre os palestrantes do simpósio estavam, a neuropediátra, Dra. Andrea Siqueira Campos Monti, a psicóloga especialista Jéssica Perotta Xavier, o professor Luciano Grotto, as mães Regiane Efrisio Andreotti e Mariana Germano Gerjão, a fonoaudióloga especialista Cibele Michelini e a professora Dra. Katia Abreu Fonseca.

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe