Teste do Pezinho Ampliado

teste do pezinho ampliado

 

Teste do Pezinho Ampliado:

É um teste realizado com algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, para prevenir doenças causadoras de deficiência.

A APAE Bauru acredita que a prevenção é sempre a melhor solução. Pensando nisso, realiza a triagem neonatal mais abrangente, onde são detectadas + de 100 doenças. São quatro tipos de exame, o Plus + G6PD (34 exames), o Master (38 exames), e o Master + Tandem – Ultra (+ de 70 exames), Premium (+ de 100 doenças).

Parte da triagem neonatal, o teste do pezinho, é um exame laboratorial tecnológico que permite detectar doenças metabólicas, infecciosas e genéticas, a partir de gotas de sangue retiradas do calcanhar do recém-nascido, antes mesmo do aparecimento de qualquer sintoma clínico.

O teste do pezinho ampliado deve ser realizado entre o 3º (dia completo) e o 7º de vida. Pode salvar a vida do bebê ou iniciar um tratamento imediato que fará toda a diferença para sua saúde.

A APAE Bauru se preocupa com a saúde do seu bebê, por isso oferece uma prevenção ampliada no presente para um futuro mais saudável.

Doenças detectadas no Teste do Pezinho Ampliado:

Plus + G6PD (34 exames)

Além de detectar mais doenças em comparação ao exame oferecido pela rede pública, o Teste do Pezinho Plus dá a possibilidade do início do tratamento preventivo imediato, uma vez que o resultado é liberado em até 10 dias úteis, aumentando as chances de um desenvolvimento normal e melhorando a qualidade de vida do recém-nascido.

Master (38 exames)

No Teste Master são realizados, além dos exames do Teste Plus, mais quatro exames para diagnosticar doenças infecciosas congênitas.

Master + Tandem – Ultra (+ de 70 exames)

Mais amplo, o Teste do Pezinho Master + Tandem realiza os exames do teste Plus + Master e a verificação de erros inatos do metabolismo raros, pelo método de Tandem (uma extensa pesquisa de erros inatos de metabolismo por uma tecnologia amplamente usada de triagem neonatal nos Estados Unidos e Europa), o que aumenta a possibilidade de detecção precoce de doenças raras. O Teste do Pezinho Master + Tandem é fundamental a todo bebê por oportunizar o tratamento precoce, visto que, detecta erros inatos do metabolismo antes mesmo que os sintomas se manifestem.

Premium (+ de 100 exames)

O Teste do Pezinho Premium, é o mais completo abrangendo todas as doenças dos exames anteriores e mais a avaliação de imunodeficiências verificação de doenças lisossômicas de depósito e o diferencial do diagnostico prévio da atrofia muscular espinhal.

SCID e AGAMA

Imunodeficiência Combinada Grave (SCID) e Agamaglobulinemia (Agama) são doenças genéticas onde células T e/ou B e anticorpos protetores não são produzidos.
A ausência dessas células deixa o bebê desprotegido e completamente vulnerável a vírus, bactérias e fungos.

A maioria dos recém-nascidos com SCID ou Agama parecem saudáveis ao nascer, pois o sistema imunológico da mãe o protege de infecções em suas primeiras semanas de vida, entretanto, sem tratamento, até mesmo infecções comuns podem trazer sérias complicações para a saúde.

O exame pode ser realizado junto ao teste do pezinho.

teste do pezinho

Quando fazer o Teste do Pezinho Ampliado?

A APAE realiza o exame do Teste do Pezinho Ampliado de forma particular.

Os interessados deverão entrar em contato para o agendamento:

Laboratório do Teste do Pezinho Ampliado

Rua Rodrigo Romeiro, 2-47 – Centro (Próximo a Av. Nações Unidas)

Fones: (14) 3104-2834

E-mail: [email protected]
(Coleta de material para o teste de Segunda-feira das 7h30 às 13h30)