A equipe do Centro-Dia levou os usuários do serviço para passarem um dia realizando a Equoterapia e proporcionando o lazer

Na terça-feira, 08 de novembro, a equipe técnica e os usuários do Serviço de Proteção Social Especial em formato Centro-Dia, unidade de Piratininga da APAE Bauru, fizeram uma visita ao Roper Ranch: Centro de Equoterapia Bauru – Unidade Piratininga, onde passaram a tarde conhecendo e interagindo com os cavalos, além de realizarem a terapia.

Durante a atividade os usuários criaram uma conexão com os cavalos através de estímulos naturais, criativos e sensoriais, além de realizarem a Equoterapia. A terapia proporciona o lazer e estimula novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima, além de contribuir com desenvolvimento físico e psicológico de cada Pessoa com Deficiência.

Os usuários que participaram da visita são: Ana Paula Domingos, Benedita Aparecida de Alvarenga, Bianca Rodrigues Bezerra, Donato Serafim Vieira Neto, Elias Marcos da Silva, Fabio Henrique Gonçalves, João Rudguer Filho, Jonathan Campos, José Pedro Adriano Julião Bircol, Luís Carlos, Lurdes Nazareth Mateus, Rafael Aparecido Bento, Romualdo Ferreira da Cruz, Sandra Dias Moura, Sidnei Aparecido Moura, Vera Lucia Lima, Viviane Rodrigues de Oliveira e Wilson Rodrigues da Silva Santana.

Eles foram acompanhados pela equipe do Centro Dia, sendo: Gisele Cristina Moraes e Flávia Tamires Firmino dos Santos, cuidadoras, Sara Silva Salah Ali e Thiago Milhoratti, psicólogos. Também foram acompanhados pela equipe do Centro de Equoterapia – Roper Ranch, Sabrina Breslau, fisioterapeuta, Cristiane Reis, psicóloga, Emanuele Alves e Erik Breslau, equipe de apoio, Ronaldo Rodrigues e Gustavo Anástico, do Roper Ranch.

A Equoterapia para Pessoa com Deficiência

A Equoterapia é um tipo de tratamento realizado com Pessoas com Deficiência ou necessidades especiais, que utiliza o cavalo para promover o desenvolvimento físico e psicológico do praticante. Pesquisas apontam que a prática contribui para a melhora do equilíbrio, do relaxamento, da consciência corporal, da força muscular e o aperfeiçoamento da coordenação motora.

Além disso, a terapia estimula novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. Desta forma foi proporcionado o contato dos usuários com os cavalos e na sequência a montaria.

Confira como foi o momento de montaria na Equoterapia:

Doe o valor a partir de R$5 de forma recorrente ou qualquer outro valor.

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe