Após o sucesso e alta procura pelo curso de libras, agora, a APAE Bauru lança a 2ª Turma do Curso de Libras, “Libras em Contexto”.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido na última última turma de: ampliar o conhecimento da LIBRAS, para consequentemente proporcionar a interação entre ouvintes e surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais, para que esta população, possa usufruir de uma sociedade igualitária, que contempla as diversas formas de aprender e as diferentes manifestações de saberes, que a APAE lança uma nova turma.

Vale ressaltar que a proposta também se pauta na Lei nº10.436/2002 que legitima a Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras e obriga o poder público em geral a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação.

A 2ª turma do curso de libras em contexto

A nova turma segue com carga horária de 72 horas e duração de 6 meses, com aulas presenciais, todas às quintas-feiras das 19h às 22h, na APAE Bauru. O curso tem inicio no próximo dia 10 de fevereiro.

Alguns dos assuntos abordados no curso são: o que é LIBRAS; inclusão se faz garantindo a comunicação; noções linguísticas de LIBRAS; descrição dos níveis linguístico-gramaticais; expressão corporal e facial enquanto linguagem; expressão em LIBRAS. Saiba mais informações e inscreva-se em nossa loja.

Os objetivos da 2ª turma do Curso de Libras:

  • Capacitar pessoas para o uso da LIBRAS;
  • Fortalecer o reconhecimento da LIBRAS como forma de expressão da comunidade surda;
  • Discriminar e aplicar estratégias que possibilitem o bem-estar do indivíduo   surdo em todos os ambientes, público ou privado;
  • Refletir, quanto a inclusão da pessoa surda e as oportunidades que devem ser dirigidas a elas, levando em consideração seus direitos e o papel importante que todos tem perante a sociedade;
  • Estimular diálogos em diversos contextos de vivência social e multidisciplinar, ampliando o léxico da LIBRAS.

A importância do Curso de Libras para a sociedade

Atualmente muito se discute sobre a influência da inclusão das pessoas surdas na sociedade. Sabe-se que para o desenvolvimento da sociedade é indispensável o acesso à informação a todos os cidadãos, visando um maior número de pessoas envolvidas neste processo informacional, possibilitando a inclusão social efetivamente.

Denomina-se deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum, e parcialmente surdo, aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.

A audição, como os demais canais sensoriais, é muito importante para o desenvolvimento do ser humano, ajudando na comunicação, na compreensão, no relacionamento social e nas manifestações de sentimento e necessidades. Com a 2ª turma do Curso de Libras, a APAE Bauru visa continuar a missão de inclusão das pessoas com deficiência.

Inscreva-se no Curso de Libras e colabore no desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva.
📲 Para participar da 2ª turma do Curso de Libras, acesse: https://loja.apaebauru.org.br/2a-turma-do-curso-de-libras-em-contexto-inscricoes-abertas
O curso terá inicio dia 10 de fevereiro, não perca!

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe