Criado há seis meses como uma expansão do projeto “Libras na Escola” da Escola de Educação Especial da APAE Bauru, o projeto já tem feito a diferença na vida também dos residentes da APAE Bauru.

A APAE Bauru expandiu a ministração das aulas de Libras da Escola de Educação Especial para outros serviços da instituição. A ideia surgiu devido ao andamento das aulas ministradas pelo pedagogo e intérprete de Libras da APAE Bauru, Gilcemar Werneck na Escola de Educação Especial.

Por que não ministrar aulas nas residências inclusivas e atender a necessidade dos residentes Douglas Magalhães e Rubens da Silva que possuem deficiência auditiva? Com isso, seria possível estabelecer uma comunicação global e inclusiva entre todos.

O projeto foi desenvolvido como um curso completo de Libras, dividido em módulos para atingir toda a demanda de particularidade dos dois residentes. O mesmo também está sendo oferecido a todos os técnicos e residentes das residências inclusivas, de forma mais esporádica para atender o objetivo de melhora da comunicação entre eles e promoção da inclusão.

Libras na Residência e os impactos no convívio dentro das casas

libras

Os técnicos do Serviço de Acolhimento em Residência Inclusiva contam que, antes do curso, a comunicação do Rubens e do Douglas com os demais residentes não acontecia de forma eficiente, já que nem eles e nem os técnicos possuíam o conhecimento da Libras. Como solução, eles acabavam utilizando gestos comuns como o de “vamos – chamando pelo movimento com as mãos”, para conseguirem se comunicar.

No dia a dia da residência, era notado que quase todos os residentes conversavam bastante, e os dois se comunicavam por gestos que não eram compreendidos plenamente pelos outros residentes e pela equipe.

Com o entendimento da Libras pelos residentes e pela equipe técnica é possível perceber o entusiasmo do Rubens e do Douglas por serem compreendidos ao se comunicarem, o que está favorecendo o desenvolvimento social e emocional.

O curso começou ensinando os conteúdos básicos do cotidiano, como: chamar para a refeição, tomar banho, entre outros. E, atualmente, com a evolução dos rapazes, eles já estão aprendendo os conteúdos do módulo I do curso, como meios de transporte e animais.

Libras para todas as pessoas

Ter uma comunicação inclusiva é uma necessidade dos tempos atuais. Pode-se aprender Libras e se comunicar com todos, sem distinção. Os surdos têm a Libras como primeira língua e, muitas vezes, dependem dela para se expressar, bem como, nós se quisermos nos expressar com eles ou entendê-los.

Todos devem aprender Libras!

Aprender Libras, sendo fluente nesta língua, torna a pessoa qualificada para ser um intérprete nos mais variados serviços e pode se tornar uma oportunidade para um profissional que quer ser diferenciado, além de todos os outros benefícios para o raciocínio.

Preze pela comunicação inclusiva!

Segundo o CENSO do IBGE, realizado em 2010, mais de 9 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva.

O Serviço de Acolhimento em Residência Inclusiva

É um serviço prestado pela APAE Bauru em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. As unidades da APAE ofertam o Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em sintonia com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

As residências são adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade. Tem a finalidade de propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social, comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e/ou convivência.

Atualmente a APAE possui três unidades da Residência Inclusiva. A primeira, residência feminina, inaugurada em 2007, a segunda foi a masculina, inaugurada em 2011 com 18 residentes e em 2020 foi inaugurada a terceira unidade, a residência mista.

Cada residência possui uma equipe especializada que inclui profissionais das áreas de: assistência social, psicologia, terapia ocupacional, cuidador, além da equipe de apoio.

Apoie esta causa!

As Residências Inclusivas fazem parte dos serviços que a APAE Bauru desenvolve em parceria com a Secretária de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, e você pode ajudar a construir o futuro dos residentes com a sua doação.

Acesse o nosso portal de doação e abrace esta causa! Saiba como ser um parceiro, entre em contato com o Setor de Desenvolvimento Institucional pelo número 14 3104-2834.

Quer aprender Libras? Conheça o curso de Libras da APAE Bauru.

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais
Facebook e Instagram

Compartilhe