Instituto de Ensino e Pesquisa Paulina Raphael da APAE Bauru promoveu o terceiro Fórum de Autodefensoria com usuários das áreas da Assistência Social, Educação e Saúde da APAE Bauru

A terceira edição do fórum foi realizada na última sexta-feira, 04 de novembro, na Unidade I da APAE Bauru e contou com a participação de mais de 80 alunos e usuários da Instituição, além de mediadores e profissionais da APAE Bauru das áreas da Assistência Social, Educação e Saúde.

No dia do fórum de autodefensoria, ocorreram debates e produção de cartazes e performances que foram apresentadas após o almoço. Durante o evento, a equipe também assumiu o compromisso de prosseguir às solicitações, reinvindicações e apontamentos dos participantes, como também de realizar ações como está que ampliem e validem as possibilidades de fala, voz, expressão das suas opiniões, expectativas e o senso crítico, contribuindo com a sua formação política.

O objetivo da APAE Bauru ao promover o 3º Fórum de Autodefensoria é de promover a inclusão social e possibilitar um espaço onde os adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual pudessem refletir e se posicionar frente à assuntos relevantes da vida, como: família, saúde, educação, esporte, cultura e lazer, vida sexual e afetiva, trabalho, envelhecimento e violência.

A ideia surge da fato que historicamente as famílias e profissionais sempre assumiram o lugar de fala, “falando por eles”, mas a proposta foi romper com esta ideia que cotidianamente vigora, seguindo o lema definido pelas Pessoas com Deficiência: Nada de nós, sem nós!

O evento foi realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Paulina Raphael da APAE Bauru. O Instituto desenvolve ações estratégicas e articuladas que contribuam para a manutenção de um constante intercâmbio de experiências com a comunidade e com o Movimento Apaeano.

A Autogestão e autodefensoria

Partindo do princípio de que as pessoas devem ser autoras e protagonistas de sua própria história, encontrar e construir seu próprio lugar, assim deve ser também para as Pessoas com Deficiência. Unindo com a missão dos profissionais da APAE Bauru das áreas da Assistência Social, Educação e Saúde, de durante o atendimento a este público e suas famílias, formar pessoas para a vida. Assim, oportunizando e incentivando a Pessoa com Deficiência a ter direito de escolha e de gerenciar sua vida desde habilidades básicas de alimentação e autocuidado até a defesa de seus direitos como cidadão.

Esta Autogestão deve iniciar na família a partir da construção de hábitos, valores, interação física e social com o ambiente em que vive, possibilitando o conhecimento de mundo e de si mesmo, e está presente nas pequenas ações do dia-a-dia, nas escolhas, decisões, no autogerenciamento da vida a partir das condições de cada sujeito. Desta forma, a autogestão antecede a autodefensoria.

A autodefensoria é um programa da APAE Bauru que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, de forma que sejam estimulados a fazer suas escolhas e dirigir a sua própria vida. A autodefesa é algo que deve ser aprendido, e é dever da APAE Bauru colocar em prática os apoios necessários para que a Pessoa com Deficiência desenvolva esse repertório e torne suas próprias decisões.

O Programa de Autodefensoria está consonante com a missão da APAE Bauru de defesa e garantia de direitos das Pessoas com Deficiência. Assim sendo imprescindível a implementação do Programa junto aos usuários, realizando um trabalho em conjunto com as famílias e demais envolvidos para que seja alcançado o objetivo fundamental de promover a autonomia, participação e inclusão social.

Ser autodefensor é ser a voz das demais pessoas com deficiência dentro da APAE, nos diversos espaços de participação comunitária.

Confira alguns registros de como foi o 3º Fórum de Autodefensoria:

 

Doe o valor a partir de R$5 de forma recorrente ou qualquer outro valor.

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe