Instituições das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde de várias cidades do estado estão aptas a instalar salas Snoezelens e a iniciarem o atendimento

Durante os dias 09 a 17 de agosto a Associação Renascer de São José do Rio Preto, as APAEs de Aguaí, Jaguariúna e Santa Fé do Sul, além de terapeutas das APAEs de Bauru e Itapetininga participaram do curso de capacitação na Metodologia Snoezelen/MSE na APAE Bauru.

Algumas inovações foram necessárias em consequência à pandemia do covid-19. Em virtude da capacitação ter sido realizada em formato híbrido, com aulas práticas presenciais e teóricas online, foi possível a participação de uma palestrante internacional, diretamente de Portugal, Amélia Martins, doutora em psicologia e formadora Snoezelen em Portugal e Itália, credenciada pela ISNA-MSE (International Snoezelen Association).

snoezelen - presencial

Também utilizando a tecnologia a favor do conhecimento e para provocar a curiosidade nos participantes, uma das aulas online aconteceu dentro da sala Snoezelen com a utilização dos ambientes multissensoriais, e o resultado foi tão positivo que os alunos da capacitação ansiaram ainda mais pelo momento das aulas presenciais.

Snoezelen é: Experiência Sensorial que transforma

Não tem como não sentir. Até mesmo durante uma simples visita ao Snoezelen/MSE é possível perceber o impacto da experiência, os participantes acabam saindo transformados.

Por ser uma metodologia que estimula e trabalha os sentidos, sensações, emoções, para promover ao paciente tranquilidade e foco para realizar futuras atividades, além de prazer e bem-estar. Aliando esta característica da metodologia com a dedicação dos profissionais da APAE Bauru, foi possível tornar o momento de troca de conhecimento acolhedor, participativo e transformador; com muito diálogo e seguro para todos.

Durante as aulas práticas foi realizado a demonstração dos atendimentos com usuários da instituição e propiciado aos participantes estruturarem e realizarem atendimentos com os usuários.

snoezelen curso

Segurança e prevenção

Um protocolo de biossegurança de enfrentamento ao covid-19 foi adotado para o evento: além da triagem da equipe de enfermagem com aferição da temperatura e sintomas; foi exigido comprovante da situação de vacinação de cada participante, assim como o envio do resultado do teste rápido nasal de covid, em até 48 horas; também foi entregue kits contendo (máscaras, jaleco descartável, touca e propé); higienização de todos os ambientes a cada de troca de usuário ou atendimento.

Retorno de atendimentos na Sala Snoezelen/MSE

Para o retorno dos atendimentos na metodologia, essenciais para a reabilitação da pessoa com deficiência, foi instalado equipamento para realizar a troca completa de todo o ar do ambiente da sala, utilizado também durante o curso.

O novo equipamento possibilita a retomada de atendimentos na sala Snoezelen/MSE, de forma gradual, individual e seguindo os protocolos de biossegurança.

Confira momentos da 9ª Capacitação Estadual na Metodologia Snoezelen/MSE:

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe